gestão p
Gestão de projetos é o processo através do qual se aplicam conhecimentos, capacidades, instrumentos e técnicas às atividades do projeto de forma a satisfazer as necessidades e expectativas dos diversos indivíduos ativamente envolvidos no projeto ou cujo resultado do mesmo poderá afetá-los positivamente ou negativamente.
Quando falamos em gerenciamento de projetos, a maioria das pessoas imagina uma obra faraônica, com milhares de pessoas envolvidas em diversas etapas, mas não é bem assim. Podem-se gerenciar pequenos, médios e grandes projetos em qualquer empresa. Um projeto pode estar envolvido em pequenas atividades do dia-a-dia. Pode estar envolvido na resolução de problemas internos, implantação de sistemas, negociação com fornecedores, entrega de produtos e implantação de estratégias.
Para manter o controle sobre o projeto do início ao fim, um gerente de projetos utiliza várias técnicas, dentre as quais se destacam:
Planejamento de projeto; Análise de valor agregado; Gerenciamento de riscos de projeto; Cronograma; Melhoria de processo.
Ainda cabe ao gerente de projetos, gerenciar tempo, custos e o escopo. Essas são as variáveis de projetos, que podem afetar positivamente ou negativamente todo o resultado do projeto.
Os gestores devem ficar atentos ao mercado e aos fatores que demonstram a necessidade de uma boa gestão de projetos. Devem analisar o mercado e seus players, devem analisar a margem de lucros, analisarem a exigência dos clientes, avanços tecnológicos e demais fatores que revelam a necessidade de se implantar e gerenciar projetos.
Para concluir, deixo um vídeo, onde podemos perceber que um projeto não tem sucesso sem um bom planejamento de comunicação. Veja como a falta de comunicação afeta negativamente um projeto inteiro!
Confira: http://www.youtube.com/watch?v=wqYl1zM_1JE
Referências bibliográficas:
Heizer, Jay; Render Barry. "Operations Management": International Edition, 7ª Edição