Gestão e estratégia em RH
Gestão e Estratégias em RH
Gama/DF
2012
Márcio Welinton Lopes Rodrigues
Gestão e Estratégias em RH
Trabalho apresentado à disciplina de Gestão e Estratégias de Recursos Humanos do 5º Semestre do curso de Administração orientada pelo professor Valdemar Medeiros da Faculdade JK do Gama.
Gama/DF
2012
sumário
Introdução
Neste trabalho irei indicar alguns fatos geradores, identificar problemas causados e sugerir soluções para combater as seguintes situações: colaboradores desmotivados (salários baixos); alto índice de rotatividade (turnover) nos estabelecimentos; equipe descontente com o líder; atraso, ausência dos funcionários; não há um bom relacionamento entre as equipes; profissionais desenvolvendo atividades não relacionadas a função contratual; e alto crescimento dos grupos informais.
Colaboradores desmotivados (salários baixos)
Para motivar os funcionários da empresa, primeiramente deve-se identificar quais fatores que o desmotiva. Identificar os fatores de desmotivação é o primeiro passo para atuar em cima do problema. Dentro destes, existem fatores de desmotivação particular, bem como fatores comuns de desmotivação da equipe.
A incerteza: Nos momentos de dificuldades da empresa não se pode gerar dúvidas, na maioria das vezes, elas pendem mais para o lado negativo, causando a desmotivação dos funcionários. Exemplo dessa situação é o comentário: “acho que a empresa está quebrando”.
A falta de desafios: A motivação está ligada aos desafios, mas devemos nos atentar para os desafios impossíveis. Se o colaborador recebe uma missão que ele tem certeza que nunca vai completá-la, se torna um fator desmotivador.
Baixos salários: O funcionário se sente desmotivado e desvalorizaçdo caso outros funcionários que exerçam a mesma função dele recebam salários bem maiores ou se o funcionário