Gestão social no conexto das mudanças sociais e políticas
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS E CAJAZEIRAS- FAFIC
CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL – V PERÍODO
GESTÃO SOCIAL NO CONEXTO DAS MUDANÇAS SOCIAIS E POLÍTICAS
CAJAZEIRAS – PB
2011
ADRIANA TEOTONIO BORGES
EDVANILSON SANTOS ALVES
FRANCISCA LÚCIA GONÇALVES
HELOYZA MASCARENHAS DE FRANÇA
Artigo apresentado como requerimento para avaliação da segunda unidade da disciplina Gestão Social, ministrado pela Professora Kátia Helena, do Curso de Bacharelado em Serviço Social da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras – FAFIC.
CAJAZEIRAS – PB
2011
RESUMO
O tema Gestão Social é muito recente, que se introduz na sociedade brasileira a partir da década de 90 em meio à tensão entre dois processos que marcaram a realidade contemporânea. Esses dois processos diz respeito à globalização da economia, que mercantiliza e amplia os segmentos de atuação no social. O outro processo trata da regulação social tardia, através das conquistas de cidadania, do Estado democrático de direitos e dos desafios da participação da sociedade civil. A gestão social e a construção social e histórica, constitutiva da tensão entre os projetos societários de desenvolvimento em disputa no contexto atual. Assim, é através da gestão social que é concebida e viabilizada na totalidade do movimento contraditório dos projetos societários, por nós concebidos como desenvolvimento do capital e desenvolvimento da cidadania.
1. INTRODUÇÃO
1.1 Gestão Social: reconhecendo e construindo referenciais
É inegável que o campo social carecia de ferramentas para a qualificação dos seus processos, mas não na perspectiva posta,