GESTÃO PÚBLICA
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 PERSONAGENS 4
3 IDENTIFICAÇÃO DO CONFLITO 5
4 DISCUSSÃO DE TEMAS PRESENTES NO CASO 6
4.1 LIDERANÇA 6
4.2 DIVERSIDADE DA FORÇA DE TRABALHO 8
4.3 ÉTICA 9
4.4 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 10
4.5 MULHER E ECONOMIA 11
5 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
Em princípio, não há controvérsia sobre a atuação da Administração Pública em função das normas jurídicas. Ao administrador público só cabe fazer aquilo que é determinado por lei. Por outro lado, não há realidade jurídica apartada dos fatos sociais e do subsídio material fornecido pelas demais áreas do conhecimento científico, aqui, precisamente, a Ciência da Administração.
Quando se avança para o plano prático a realidade não se expressa de maneira tão clara. Às vezes questões semânticas podem levar a grandes controvérsias e a entendimentos que podem prejudicar a boa gestão pública.
Gestão Pública é o termo que designa um campo de conhecimento e de trabalho relacionados às organizações cuja missão seja de interesse público ou afete este. Abrange áreas como Recursos Humanos, Finanças Públicas e Políticas Públicas, entre outras.
Uma organização pode ser privada ou pública, mas com interesses que afetam toda a comunidade. Portanto, pode haver “gestão pública” em organizações públicas e privadas, embora seja bastante incomum uma preocupação real com a coletividade por parte de entes privados.
Gestor Público é aquele funcionário público, ocupante de cargo de carreira, ou agente de empresa estatal que pratica atos de gestão, é o responsável por planejar, assessorar processos deliberativos, coordenar ações e avaliar programas e políticas públicas em organizações estatais, com atuação em todos os níveis de governo - União, estados e municípios, bem como administra recursos, negócios, bens materiais ou serviços, relativos ao Patrimônio Público, o qual por sua vez, é apresentado como o conjunto de bens fungíveis vinculados aos órgãos e instituições