Gestão publica
Economista Doutoranda em Economia ‐ UEM
Conteúdo aula de hoje ECONOMIA NO SETOR PÚBLICO
Aula 2 Macroeconomia e Economia Brasileira
Lembretes; Breve Revisão; Macroeconomia; Objetivos de política macroeconômica; Instrumento de Política Econômica; Sistema Financeiro; Economia Brasileira.
Melhoria de Distribuição de Renda
Refere‐se a melhoria na renda per capta somada a elevação do IDH. Ex. de política de renda: salário mínimo, bolsa família. Renda Real = desconta‐se inflação. Renda Disponível = desconta impostos. Acesso a renda para melhoria de bem estar (vídeo).
Vídeo
Pesquisa do IBGE revela quem são os brasileiros
Falhas de Mercado
Pós crise e 29 ficou claro que o mercado não consegue promover a eficiência econômica sozinho devido as falhas de mercado; “são fenômenos que tornam alguns mercados incapazes de alocar eficientemente os recursos econômicos, demandando assim a intervenção do governo” (FONTES et all, 20120. p. 177)
Concentração de Mercado
Ela refere‐se a capacidade de grandes empresas de influir sobre as condições de preço do mercado em que opera. Estas empresas tem como vantagem o fato de estarem a mais tempo no mercado, ter acúmulo de capital fixo, ter acesso a informações e produzir com economias de escala. Isto entre outros fatos apresentam‐se como obstáculos à concorrência.
Externalidade
Assim, a existência de oligopólios e monopólios inibem o funcionamento dos mecanismos de mercado (oferta x demanda). Atuação do governo para combater o abuso econômico: Leis e instituições: CADE, Lei antitruste. Refere‐se ao custos/benefícios gerados fora da unidade de produção e que impactam sobre a empresa. Os agentes produzem e recebem efeitos externos dos demais agentes. Podem ser positivas ou negativas, estão ligadas à localização dos imóveis e seus vizinhos. As externalidades são reguladas pelo Direito. Exemplo: Direito Urbanístico; Direito Ambiental, etc...