Gestão publica
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
ESTADO, GOVERNO E MERCADO – EGM
SUELEN DOS SANTOS FRANÇA
CODÓ/MA
2012
1) - Os setores da Sociedade Capitalista são:
O Primeiro setor é o Estado – considerado um núcleo de poder destinado a promover controle social, em relação a um conjunto determinado de pessoas, habitantes ou não de dado território. É uma organização que exerce o poder supremo sobre o conjunto de indivíduos que ocupam o supracitado território.
O Segundo Setor é o Mercado - pode ser definido como um sistema de trocas do qual participam agentes e instituições interessados em vender ou comprar um bem ou prestar ou receber um serviço. Todos os mercados – seja o imobiliário, de capitais, de trabalho, de grãos, de energia etc. – estão sempre sujeitos a alguma forma de regulação. Os mercados não existem na natureza, sendo resultado da interação humana que requer sempre regras e princípios para funcionar. Mas por mais variados que sejam os mercados e os princípios e regras que os regem, existem algumas regularidades comuns a todos o objetivo principal é o lucro.
O Terceiro setor é formado por organizações privadas, sem fins lucrativos, desempenhando ações de caráter público.
2) As fases do Estado Moderno:
1º -Monarquia – era uma sociedade politicamente organizada, seguindo as determinações de um monarca ou soberano;
2ª - Liberal – foi construídos a partir das revoluções sociais, ficou conhecido como liberal, instituiu a teoria contratualista, formação de um contrato como as pessoas para que se adquiri o respeito sobre os liberdade individual e sobre a propriedade privada, o grande marco foi a Revolução Francesa com seus ideais de igualdade, liberdade e fraternidade, era uma estado oligárquico e representativo, houve uma inovação quando propôs a separação de poderes no Estado – executivo, legislativo e judiciário e os direito universais do homem;
3ª - Crise do Estado Liberal - final do século XIX e início