gestão projetos
By Eli Rodrigues / 2014/03/06 / 1 Comment
Em minha primeira experiência como Diretor, depois de anos aprendendo e exercitando o cargo de Gerente, tive dificuldades para entender meu papel. Se antes ser competente era saber tudo que estava acontecendo com a equipe, controlar escopo, negociar prazos e custos, qual a tarefa agora?
Busquei instrução com algumas pessoas, mas percebi que haviam dois tipos de Diretores: (1) os que continuam agindo como Gerentes, envolvendo-se em atividades do dia-a-dia e (2) os que se desconectam totalmente da operação e perdem o link entre o estratégico e o operacional. Então busquei na Internet alguma informação que me ajudasse a entender essas diferenças e que me orientasse sobre como agir na nova função, mas não encontrei nada senão notícias à respeito de Diretorias específicas, que mostravam pesquisas salariais ou as funções de maior destaque.
Neste post discuto um pouco sobre cada Posição. Espero que sirva de apoio aos demais como tem servido para mim.
A posição de Gerente
O Gerente é aquele que gerencia, ou seja, faz o dia-a-dia acontecer. Deve estabelecer processos para garantir que tudo que foi solicitado ao seu departamento seja recebido apropriadamente, planejado e executado, cuidando, principalmente, para que os stakeholders estejam cientes das restrições de prazo, qualidade e alocação da equipe.
Ele deve manter seus olhos abertos para DENTRO da empresa, analisando a capacidade disponível (quem está disponível para trabalhar, férias, licenças etc), as habilidades dos profissionais, os equipamentos, os prazos e os custos.
As habilidades do Gerente são relacionadas a:
Gestão – Desenvolver processos para organização do trabalho, cadenciamento de demandas, planejamento, acompanhamento e o encerramento apropriado dos trabalhos.
Técnica – É importante que o gerente conheça, ainda que superficialmente, as técnicas que sua equipe utiliza para que tenha noção de