Gestão por Competências
Turma GP ABC 32N
Fernanda Trincado
Adriana Rosa dos Santos
Mariana Ramos Marques Affonso
1) A fase inicial do processo é o diagnóstico organizacional que consiste na análise dos seguintes documentos institucionais (atualizados e validados): organograma, descritivo de cargos, folha de pagamento e planejamento estratégico. O objetivo desta fase é a customização do processo de consultoria.
- Após o diagnóstico, a primeira etapa a ser implementada é a Administrativa. Nesta etapa ocorre a criação, validação e funcionamento da tecnologia a ser utilizada no processo. É também definida a lógica de mapeamento das competências (dicotômica, por legenda ou por cores).
É importante utilizar a técnica de sensibilização junto aos funcionários para esclarecer como se dará o processo de Gestão de Competências.
- A etapa seguinte é a Operacional, na qual são realizados os mapeamentos Requerido e Evidenciado, através da identificação das competências individuais ou imprescindíveis para execução de determinadas funções.
- A próxima etapa é a Burocrática em que são produzidos relatórios setoriais e/ou individuais de acordo com o porte da empresa. Quando utilizada matriz física ocorre o armazenamento de dados e quando utilizada matriz dinâmica, ocorre indexação de células.
- A etapa final é a Conclusiva em que é gerado o Plano Estratégico de Competências, que consiste na produção de um Time Sheet (tática do plano diretor) detalhado entre curto, médio e longo prazo.
2) Para implementação do Processo de Gestão por Competências na empresa, considerando a quantidade atual de funcionários, será necessária a contratação de uma Consultoria Especializada e da implantação de software de gerenciamento de dados, tais como Oracle ou Datasul.
3) Curto prazo: atualização cadastral/documental, redução de turnover. Médio prazo: utilizar a Gestão por Competências para implantação de PDI ou PDRH, recrutamento e seleção, avaliação de