Gestão por competências
MBA em Gestão de Pessoas 08
Docente: Prof. Elson Adalberto Teixeira
Discentes:
Dalila Kioka Da Silva Matsumoto
Emerson Affonso Minucci
Mariana Del Pino Phelippe
Mariana Furlam Daniel
Renata Pelegrino Pinho
Rodrigo Vicente Pereira
Talita Tortaro De Souza
Ribeirão Preto, 17 de março de 2012.
Índice
Empresa 3 Organograma 3 Linha de Corte 3 Criação da Matriz de Competências 4 Lógica de Mapeamento 4 Plano de Ação 4 Gap negativo 4 Assertividade 4 Gap Positivo 5
Empresa Para o presente trabalho foi escolhido uma das maiores produtoras de suco de laranja concentrado no mundo.
Organograma
Linha de Corte Optamos por uma linha de corte vertical no organograma, abrangendo nesse trabalho apenas a área de operações (industrial).
Criação da Matriz de Competências
Lógica de Mapeamento No arquivo em Excel, Matriz Trabalho Gestão por Competências _ GEP 08.xlsx, estarão as matrizes dinâmicas, eletrônicas, da área de operações da empresa estudada. Para melhor operacionalização da matriz, separamos em abas no arquivo as matrizes de cada departamento da área estudada. Teremos, dessa maneira, as matrizes requerida e evidenciada dos departamentos: * Recepção de Frutas; * CPP; * Armazenagem; * Fertirrigação.
A legenda para o mapeamento das competências e, conseqüentemente, identificação dos gaps, será legenda.
Plano de Ação
Gap negativo
Para os empregados que demonstraram Gap negativo, ou seja, estão aquém, em termos de competência, do exigido pelo cargo exercido o plano de ação da empresa será o desenvolvimento de um PDRH (Plano de Desenvolvimento de RH) ou PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), de acordo com o montante de empregados nessa situação.
No caso estudado, por termos 13 pessoas com gap negativo faremos o PDI de cada empregado. Esse será um plano de aperfeiçoamento contínuo para o empregado garantindo que ele se adéqüe ao exigido pela empresa. Podemos atuar no PDI através