GESTÃO POR COMPETÊNCIA
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
SALVADOR
2013
SILVONILDE MOTA DE OLIVEIRA
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Trabalho Interdisciplinar apresentado como pré-requisito para aprovação na disciplina Teorias da Administração, do Curso de Administração, do Centro Universitário Unijorge, sob a orientação do professor (a) Marcia Purificação, Turno EAD.
SALVADOR
2013
SUMÁRIO
1. Introdução 04
2. Gestão por Competência 05
3. Conclusão 06
4. Referências 07
INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas o mercado tem sofrido grandes mudanças, e essas mudanças estão vindas acompanhadas de grandes buscas, voltadas ao aperfeiçoamento de ferramentas e estratégias que apõem a gestão empresarial, principalmente no que diz respeito aos conceitos administrativos, este novo conceito em negócios transformou-se em uma ferramenta importante e indispensável.
Gestão por Competência
Atualmente, muitas empresas discutem sobre uma nova forma de gerir pessoas através do modelo de gestão por competências. Esse modelo caracteriza-se pelo sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis.
Esse modelo de gestão assume uma posição muito importante perante o tal concorrido mercado, pois proporciona nas organizações relações entre “a estratégia, as funções críticas, as competências essenciais e as competências das pessoas” (ZARIFIAN, 2001, p. 11). No entanto, implementar o modelo de gestão por competência não é tarefa simples, mesmo que se tenha o apoio e comprometimento da alta administração em todas as fases da implementação do modelo, pois caso contrário, ficaria apenas a ideia no projeto. Esta implementação leva a grandes desafios que impactam profundamente toda a gestão de pessoas de uma