Gestão por competência
SILVA, da Edilamara¹
NOGUEIRA , Francielle ²
WACHOWICZ, Marta Cristina ³
Resumo
O artigo tem como finalidade situar o leitor no que tange a empresa aprendiz. O mesmo traz conceitos de competências, aprendizagem organizacional e empresa aprendiz, informa que existem caminhos para a prática da aprendizagem organizacional, relaciona idéias apresentadas por Senge (2005) entre outros autores.
Palavras-chave: Competências, aprendizagem organizacional, empresa aprendiz.
INTRODUÇÃO
Há alguns anos, o processo de aprendizagem deixa de ser uma preocupação exclusiva do âmbito acadêmico e passa a integrar a agenda das empresas mais competitivas. As organizações empresariais devem ser um ambiente de aprendizagem, pois facilitam o desenvolvimento de estratégias de aquisição, manutenção e transferência de aprendizagem intra e entre os níveis, potencializando o desenvolvimento de competências individuais e organizacionais sintonizadas com as necessidades do mercado. A aprendizagem é um elemento vital para se ter vantagem competitiva, para isso é necessário que as empresas incentivem os colaboradores fornecendo – os treinamentos, cursos e outras formas onde o indivíduo possa transferir os conhecimentos.
1 Graduanda de Administração do Grupo Uninter. E-mail: maryscle@hotmail.com
2 Graduanda de Administração do Grupo Uninter. E-mail: franci_nog@yahoo.com.br
3 Professora orientadora do Grupo Uninter. E-mail: marta.w@grupouninter.com.br As organizações passam por rápidas transformações, desta forma é essencial que ocorra a aprendizagem como meio de promover o desempenho, a competitividade e sustentabilidade num cenário de mudanças aceleradas no mercado como a inovação, a globalização e a implementação de novas tecnologias e metodologias.
CONCEITO E DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS
Utiliza-se a palavra competência para definir um conjunto de qualificações que a pessoa traz