Gestão por competência
(Autor Desconhecido)
Introdução
As organizações da sociedade contemporânea estão passando por grandes transformações em todas as áreas. A gestão por competências é uma nova tendência da gestão de pessoas. Iremos abordar o tema gestão de competências nas empresas atuais enfatizando as competências individuais e as organizacionais, importantes para o desenvolvimento das empresas. A competição acirrada fez com que modelos tradicionais de gestão fossem substituídos por modelos contemporâneos, a fim de gerar valor agregado aos produtos e serviços e proporcionar maior realização pessoal e profissional aos trabalhadores. A gestão de competências nas empresas permite, entre outros benefícios, melhor desenvolvimento e aproveitamento dos recursos humanos. Já se observa a utilização de sistemas remuneratórios mais eficientes para mensurar cargos técnicos e gerenciais considerados importantes pela empresa para a alavancagem dos negócios e, também, por não executarem atividades rotineiras e previstas em padrões pré-estabelecidos, como na antiga gestão de pessoas.
De acordo com FLEURY, A., FLEURY, M. T. L. Estratégias Empresariais e Formação de Competências: Um Quebra-cabeça Caleidoscópio da Indústria Brasileira. Rio de Janeiro: Atlas, 2001.
Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes que afetam a maior parte do trabalho de uma pessoa, e que se relacionam com o desempenho no trabalho; a competência pode ser mensurada, quando comparada com padrões estabelecidos e desenvolvida por meio de treinamento. O conceito de competência relaciona-se intimamente com as tarefas desempenhadas pelo indivíduo e com o conceito de qualificação.A qualificação é um conceito que se relaciona aos requisitos da posição ou cargo do indivíduo ou, ainda, ao conhecimento acumulado pelo indivíduo ao longo dos anos. Parte destes conhecimentos pode ser classificada e certificada pelo sistema educacional. O