Gestão na educação pública
Universidade Aberta do Brasil ( UAB )
Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal
Aluno: Leandro Luiz Pereira
Professor: Saulo Bichara Mendonça
1
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Um dos mais importantes mecanismos para tirar definitivamente as pessoas de uma situação de pobreza e possibilitar seu acesso ao mercado de trabalho é a educação. Consequentemente,quando melhoramos o nível educacional da população, é possível reduzir a desigualdade de renda e a longo prazo, possibilitar e aumentar a adoção de novas tecnologias e paralelamente crescer de forma sustentada.
Por isso, acredita-se que a educação possibilita o aumento do bem-estar de uma sociedade. Porém,somente após muitos anos foi possível perceber que a educação,de fato, é importante e que houve grandes avanços em seu acesso desde a década passada.
No século passado,enquanto outros países avançavam rapidamente na educação, o
Brasil utilizava a maior parte de seus recursos com políticas industriais e regionais. O crescimento econômico hoje é baseado em sua grande maioria na adoção de novas tecnologias, associadas ao uso dos computadores e outras ferramentas disponíveis,que necessitam de uma mão de obra extremamente qualificada.
A partir de 1980,quando a crise brasileira começou a se aprofundar,aconteceram uma série de mudanças institucionais que permitiram o processo de “recuperação educacional”. Marcada pela nova constituição de 1988, a gestão dos recursos na educação fundamental para os municípios foi descentralizada.Em seguida,por volta de 1990 iniciaram-se diversos programas que transferiam recursos para as famílias, desde que seus filhos permanecessem na escola.
2
Através de programas de progressão continuada iniciada em várias localidades,permitiram que as crianças deixasse m de ser reprovadas várias vezes e acabassem se desligando da escola.
Em 1998,com a redistribuição de recursos dos municípios ricos com poucos