Gestão Mercadológica II - Relatório Palestra
Marketing e Comunicação: Se você não faz parte da solução, você faz parte do problema – Marcelo Lubisco
O comportamento do consumidor visa analisar as melhores estratégias de se fazer o lançamento de um produto ou divulgação de um serviço, para isso são os profissionais de marketing juntamente com as agencias de publicidades tem que trabalhar juntas para ter o sucesso desejado.
Vários são os fatores que levam a aceitação de um produto ou serviço, fatores culturais, sociais, psicológicos levam a motivação da compra e aceitação desse produto.
Marketing é maior que comunicação, mas precisa muito dela, pois com ela transmitirá toda a emoção proposta, por isso contar com a ajuda das agencias, pois elas são especialistas nesse assunto. Para a construção de um projeto de uma marca as pessoas de marketing devem confiar em seus parceiros de comunicação, o marketing deve ser o construtor e o guardião da marca.
A forma mais poderosa de gerar memórias é através da emoção, seja ela de qualquer forma, risos, lagrimas, irritação, tem q conseguir tocar o publico, engaja-lo em sua memória, há fatos que ficam tão marcados que nem é necessário falar muito, às vezes apenas uma data diz tudo, como exemplo o dia 11 de Setembro. Atenção das pessoas é o bem mais precioso para a marca, fazer ultrapassar os 30 segundos do comercial, entrar na cabeça das pessoas. Tanto que na perspectiva de comunicação o proposto é gerar memória e chamar a atenção e como consequência interagir com as pessoas. E é papel do marketing gerenciar o processo de chamar a atenção, gerar memória. Criticas são muito produtivas, para a marca, tem que se arriscar, quando há reclamações há comunição, um diálogo. "Quem ama reclama". Quando uma marca atinge a atenção do publico, atinge a atenção da mídia, pois esta está desesperada atrás da atenção das pessoas.
O marketing é responsável pelo que sai para o mercado, pois a qualidade da saída depende da qualidade da entrada, por isso a importância da