GESTÃO INTERNACIONAL
EXPORTAÇÃO: A exportação é basicamente a saída da mercadoria do território aduaneiro, decorrente de um contrato de compra e venda internacional, que pode ou não resultar na entrada de divisas. (Fluxo do dinheiro estrangeiro).
A empresa que exporta adquire vantagens em relação aos concorrentes internos: Aproveita melhor sua capacidade instalada,
Aprimora a qualidade do produto vendido,
Incorpora tecnologia,
Aumenta sua rentabilidade e Reduz custos operacionais, Reconhecimento mundial
Crescimento da economia
Parceria com outros países
Expansão dos negócios
Aumento da Lucratividade
Diversifica mercados
Preço: custo+lucro
A importação: é o ingresso seguido de internalização de mercadoria estrangeira no território aduaneiro. Em termos legais, a mercadoria só é considerada importada após sua internalização no país, por meio da etapa de desembaraço aduaneiro e do recolhimento dos tributos exigidos em lei. O processo de importação pode ser dividido em três fases: administrativa, fiscal e cambial.
Vantagens:
Baixo custo de aquisição da moeda em relação ao país comprador;
Variação cambial favorável à importação;
Baixa agregação de mão de obra;
O tempo de importação passa a ser menor que o tempo de fabricação nacional.
Abastecer o mercado de alguma mercadoria
Importar para produzir
Importar e exportar são fatores importantes para a economia de qualquer país, principalmente para os desenvolvidos e subdesenvolvidos.
Taxa de câmbio é a relação entre o valor de duas unidades monetárias, indicando o preço em termos monetários nacionais da divisa estrangeira correspondente.
Balança de Pagamentos é o registro contábil de todas as transações econômicas - financeiras de um país com outros do mundo. Compreende duas contas principais: a conta corrente (movimento de mercadorias e serviços) e o movimento de capitais (deslocamento de moeda, créditos e títulos representativos de investimentos). É feita pelo Banco