Gestão Integrada da Qualidade
Agradece-se a colaboração da DENEGRO Chocolates na pessoa do Sr. Hélder Coelho, que nos forneceu as informações necessárias à realização deste trabalho.
Índice
Introdução A realização deste trabalho teve como base alguns conceitos de higiene e segurança no trabalho, abordados nas aulas de gestão integrada da qualidade. Este trabalho visa verificar se o conjunto de metodologias de prevenção e de eliminação de riscos e perigos, se encontra a ser cumprido no espaço focado. A higiene e segurança são duas actividades que estão intimamente relacionadas com o objectivo de garantir condições de trabalho capazes de manter o nível de saúde dos colaboradores e trabalhadores de uma empresa. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a verificação de condições de higiene e segurança consiste “num estado de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença e enfermidade”. A higiene no trabalho preocupa-se com as condições ambientais do posto de trabalho em particular, ausência de contaminantes químicos, físicos e biológicos e com a existência de condições sociais, nomeadamente, instalações sanitárias, de balneários e vestiários, água potável, limpeza, arrumação e organização do posto de trabalho.
A segurança no trabalho é a ciência que através de metodologias e técnicas apropriadas, estuda as possíveis causas de acidentes de trabalho, objectivando a prevenção das suas ocorrências.
Para além disso, as condições de segurança, higiene e saúde no trabalho constituem o fundamento material de qualquer programa de prevenção de riscos profissionais e contribuem, na empresa, para um aumento da competitividade com diminuição da sinistralidade. O trabalho pode implicar alguns efeitos trágicos na saúde, um exemplo são os acidentes de trabalho. Estes são indicadores evidentes e imediatos de más condições de trabalho e, a luta contra estes é sempre o primeiro passo da actividade preventiva.
As doenças profissionais