Gestão Industrial
GRADUAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PATRICIA GARCIA CUNHA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
"GESTÃO INDUSTRIAL"
Vitória da Conquista
2014
PATRICIA GARCIA CUNHA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
" GESTÃO INDUSTRIAL "
Trabalho Interdisciplinar apresentado ao Curso de
Ciências Contábeis da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná.
Professores Orientadores: Fábio Rogério Proença,
Valdeci da Silva Araújo, Vânia de Almeida Silva
Machado e Merris Mozer.
Vitória da Conquista
2014
INTRODUÇÃO
A contabilidade é uma ciência que trata do estudo dos fenômenos patrimoniais sob o prisma empresarial.
Quando os estudos dos fenômenos são envolvidos aos patrimônios das empresas industriais, costuma-se denominar tal particularidade de contabilidade industrial. A contabilidade industrial não forma uma ciência autônoma, é apenas o estudo da contabilidade aplicada às indústrias.
Assim sendo, poderíamos conceituar a contabilidade industrial como sendo a parte da contabilidade que se preocupa com os fenômenos patrimoniais das empresas industriais.
A GESTÃO DE CUSTO NO COMÉRCIO VAREJISTA
Muito se fala na gestão de custo para formação de preço, no controle dos gastos, na locação das despesas e outras, contudo mais voltada para uma visão industrial deixando o comércio a ver navios com relação a esse tipo de gestão tão conhecido e utilizado na indústria, mais ainda sofre o comércio voltado para o consumidor final que por muitas vezes tem a sua contabilidade de custos e de formação e preço feita por experiência cotidiana e, por muitas vezes, fazendo o consumidor pagar a conta por tal falta de controle.
O primeiro passo para implantação de uma gestão de custo no comércio varejista é classificar os gastos quanto ao volume comercializado no período, para isso os custos e as despesas devem ser classificadas em fixas e variáveis, sempre lembrando que o custo está voltado para os gastos