Gestão Industrial
Parte inferior do formulário
Sistema Integrado de Produção impacta diretamente na estratégia competitiva da indústria.
São diversos fatores que interferem diretamente na evolução da indústria. Entre tantos, um que desperta bastante atenção é a direta relação entre a integração dos sistemas de produção e a estratégia competitiva da indústria. O motivo desta importância é devido ao fato de que o sistema integrado de produção possibilita maior eficiência em custos e qualidade, itens que são fundamentais para a sustentação da indústria atual. Neste artigo apresento o impacto da integração dos sistemas de produção na estratégia competitiva da indústria.
Integração como fator de estratégia competitiva
Há muito tempo a indústria percebeu que a integração dos sistemas e subsistemas impactava diretamente na forma de produzir, isto porque a integração, informatização e a automatização dos processos aplicados de forma criteriosa passaram a proporcionar um menor custo da produção e o aumento da diferenciação dos produtos.
Os primeiros sistemas para integração em busca de maior eficiência tiveram origem na década de 50 com o desenvolvimento de aplicações computacionais para o auxílio das engenharias. Foi a partir disto que houve uma constante evolução até a década de 70 quando se deu a popularização dos sistemas CAM (Computer Aided Manufacturing), traduzindo para o português como Fabricação Assistida por Computador. Com o CAM, algumas máquinas do processo produtivo começaram a ser controladas por computadores e os projetos começaram a ser supervisionados através dos sistemas CAD (Computer Aided Design), também conhecidos como Projeto Assistido por Computador. O famoso sistema CAD – CAM proporcionou facilmente a gestão e geração de receituário a partir do projeto dos produtos produzidos e integrou a equipe de projetos com o chão-de-fábrica.
A partir da década de 70, sob o prisma estratégico da integração dos sistemas de produção, foram