Gestão industrial
1)O conceito de desperdício é toda a matéria-prima que não poderá ser recuperada ou, em contexto mais abrangente, tudo que não adiciona valor ao produto sob a ótica do cliente.
2)Inventario desnecessário, movimento desnecessário, tempo de espera, transporte, processamentos impróprios, reparos e falhas, excesso de produção.
3)Refere-se ao que deve ser usado apenas como necessário tudo que envolve a fabricação do produto, pois o que estiver em excesso é desperdício.
4)Os desperdícios provenientes da produção excessiva referem-se à fabricação de lotes em quantidade superior a demanda imediata do mercado, percebidos não só quando forma estoques, mas também camuflando as perdas com unidades defeituosas, atrasos e erros.
5)Engloba perdas provenientes do set-up (tempo de preparação) das maquinas e as associadas ao downtime (paradas das maquinas para manutenção).
6)É qualquer movimento que não adiciona valor a produção, podem ser planos incipientes e mal formulados e absoluta ausência de noção da tarefa a ser executada.
7)Para reduzir desperdícios como transportes podem estabelecer uma coordenação dos processos e obter uma configuração tradicional de fabrica com um layout funcional com orientações para cada tipo de processo.
8)É uma filosofia de redução de desperdícios no processo fabril, com objetivos de criar metas, como, zero defeito, tempo zero de preparação, estoque zero, movimentação zero, quebra zero, lead time zero e lote unitário de produção.
9)O objetivo é os materiais estarem disponíveis na quantidade e no momento que forem requisitados pela produção, sem a necessidade de manutenção de estoques desnecessários.
10) Obter maior flexibilidade para a troca constante de produtos no processo. Sua meta é a produção de lotes unitários.
11) Controla a fabricação dos produtos necessários, na quantidade, na qualidade e no momento necessário.
12) É a ampliação das habilidades dos trabalhadores, operários multifuncionais.
13) Porque quanto