gestão industrial portifolio
GESTÃO INDUSTRIAL
GESTÃO INDUSTRIAL
Trabalho apresentado às disciplinas de Contabilidade de Custos, Contabilidade Industrial, Contabilidade Gerencial e Sistema de Informação do Curso de Graduação em Contabilidade da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR sob a orientação do professorJose Manoel da Costa .
SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA – GO
2013
Sumário
INTRODUÇÃO 4 5 7 10 12 12 1 12 12 12 12 12 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO
1. DEFINIÇÕES CONCEITUAIS
A contabilização dos custos indiretos de fabricação é um dos instrumentos gerenciais mais cruciais dentro de uma organização industrial que possui dois ou mais produtos. Este instrumento serve para apropriar corretamente os custos aos diversos produtos e para avaliar a manutenção de sua viabilidade financeira.
A utilização de critérios de rateio dos custos indiretos de fabricação pode provocar análises distorcidas, diminuir o grau de credibilidade sobre as informações de custos e prejudicar o desempenho mercadológico de uma organização industrial.
A realização de uma pesquisa sobre a gestão de custos indiretos de fabricação na elaboração de um mix de produção vem de encontro à necessidade de estudos científicos sobre esta problemática, direcionando todos os esforços para aprimorar a competitividade das organizações industriais do setor de confecções e de seu planejamento de produção.
São custos indiretos os referentes a todos os recursos consumidos pela empresa quenão estão diretamente relacionados com o produto,porém são realizados para possibilitar a sua produção. Sua ocorrência se dá em todas as fases do processo produtivo, é de fácil percepção. Porém, sua atribuição ao produto exige uma grande habilidade e conhecimento das pessoas que trabalham na área de custos