GESTÃO INDUSTRIAL CIENCIAS CONTABEIS
sUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Nesse Trabalho vamos falar da Gestão Industrial. Serão demonstrados texto sobre os seguintes tópicos: Definições conceituais, Unidades equivalentes de produção, Formação do Preço de venda, Análise Custo/volume/Lucro e a Importância de um sistema Integrado para gerar Informações.
Na Gestão Industrial é fornecedora de informação que atente a diversos usuários e cada qual com propósitos diferentes de uso no sistema da empresa.
deSENVOLVIMENTO
1 – Definições Conceituais
A – Critérios de Rateios dos Custos Indiretos Os custos indiretos comuns a vários departamentos são apropriados de acordo com a sua natureza, por exemplo a energia consumida, o seguro, o aluguel etc. Para fazer a apropriação dos custos dos departamentos de serviços aos departamentos de produção, não faz muito sentido e seria pouco útil e prático distribuirmos, novamente, cada item de custo: faz mais sentido, é de maior utilidade e praticidade apropriarmos o total de custos indiretos recebidos em cada departamento de serviço para os departamento de produção, com base em algum critério, como uma estimativa de quanto um determinado departamento de produção utiliza do serviço de um departamento de apoio. O mesmo acontece quando vamos apropriar os custos dos departamentos de produção aos produtos. Não vamos nos importar com as apropriações anteriores, basta encontrarmos um critério adequado para ratear o total de custos de um determinado departamento de produção aos produtos manufaturados por ele.
B – Custeio por Absorção Também é denominado sistema de alocação de custo de dois estágios. No primeiro, os custos do overhead são designados para os centros produtivos; segundo, são alocados dos centros produtivos para os produtos. As empresas utilizam diferentes bases de alocação dos overhead aos centros