Gestão Financeira
Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique
Disciplina de Gestão Financeira
A gestão do risco como factor preponderante na tomada de decisão
Trabalho elaborado por:
Nuno Boquinhas
Nusrat Habibo
Tonisha Bimobhay
Maputo, 07 de Maio de 2014
Índice
1 Introdução 2
2 Gestão de risco - conceitos 2
3 A gestão de risco como factor preponderante na tomada de decisão 2
3.1 Funções de gestão de risco 3
3.1.1 Governança 3
3.1.2 Infraestrutura 4
3.1.3 Processos 4
3.2 Benefícios de Gestão de Risco 5
4 Conclusão 5
5 Bibliografia 6
1 Introdução
A gestão de risco é actualmente um tema de grande importância para as Organizações, na medida em que estamos diante da globalização e temos enfrentado grandes problemas de concorrência, numa era em que vence o melhor. Neste trabalho iremos nos debruçar sobre a importância da gestão e avaliação do risco para a tomada de decisão como objectivo geral, com base em alguns objectivos específicos como alguns conceitos e práticas, processos e directrizes de risco. Apresentaremos no final uma conclusão com algumas recomendações de apoio à gestão de risco.
2 Gestão de risco - conceitos
A teoria da tomada de decisão define risco como “variação reflexiva na distribuição de resultados possíveis, suas probabilidades e seus valores subjetivos”
(March & Saphira 1987).
A gestão do risco tem como objectivo minimizar o eventual impacto negativo resultante da sua materialização, ao nível da empresa e dos seus stakeholders, bem como avaliar relações de retorno – risco tendo em vista a aplicação de soluções de hedging e de optimização do portefólio de negócios. (Eduardo Fagundes)
Gerência de risco ou Gestão de risco é o processo de planear, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização, no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre essa organização ao mínimo possível. É um conjunto de técnicas que visa reduzir ao mínimo os efeitos das