gestão financeira
No processo de gestão empresarial, informações precisas possibilitam uma visão global da estratégia da empresa e de como ela está sendo colocada em prática. Indicadores-chave de desempenho facilitam a análise da situação atual, apontam desafios a serem vencidos e oportunidades de crescimento, em alinhamento com a estratégia geral da empresa.
Vários índices são utilizados na mensuração do desempenho empresarial. Mais que um índice, o Valor Econômico Agregado (EVA) seria a melhor ferramenta de medida do desempenho empresarial.
Em um mundo altamente competitivo como o atual, é cada vez mais difícil agregar valor mediante aumento de lucros provenientes de preços de venda mais elevados ou maior participação de mercado. A EVA, no entanto, é capaz de revelar oportunidades de ganhos econômicos.
O lucro, conforme é calculado convencionalmente pela contabilidade, é uma medida limitada da capacidade de competitividade de uma empresa. A apuração de um resultado positivo não garante necessariamente o sucesso do empreendimento, medido pela atratividade econômica em remunerar o custo de oportunidade de seu investimento.
1. Lucro
Lucro é o retorno positivo de um investimento feito por um indivíduo ou uma pessoa nos negócios. Na economia, o termo lucro tem dois significados distintos, mas relacionados. O lucro normal representa o custo de oportunidade total (explícitos e implícitos) de uma empresa de um empreendedor ou investidor, enquanto que o lucro econômico é a diferença entre a receita total da empresa e todos os custos, inclusive o lucro normal. Em ambos os casos o lucro econômico é o retorno a um empresário ou um grupo de empresários. O lucro econômico é, portanto, o retorno ao proprietário do capital social, dinheiro ou títulos investidos inicialmente.
O lucro das empresas é importante instrumento não só de sobrevivência das empresas, mas também de medição do sucesso que tiveram em atender a necessidades de bens