Gestão estratégica
O filme “Um plano Brilhante” discorre na década de 60 e relata a estória de uma mulher que conseguiu tornar-se uma executiva da maior empresa de diamantes da época, a “London Diamond Corporation”, mas que embora sua dedicação exclusiva ao trabalho, não consegue sucesso profissional especificamente pelo fato de ser mulher.
No filme também há um zelador que há muito tempo trabalha na empresa há quase 16 anos, e que durante esse tempo perdeu sua esposa, vítima de um câncer. Desde então se sente frustrado e amargurado, julgando a empresa a culpada de ter perdido sua esposa por não ter tido maior tempo com ela.
O zelador prepara um plano estratégico para roubar a empresa, tenta elabora-lo sozinho, mas percebe que a senha do cofre é alterada, restando-lhe buscar o apoio de alguém que queria se vingar também da empresa. Ele observa que Laura estava frustrada com a posição que se encontrava e resolve apresentar o plano para ela.
Muito audaciosos, os dois decidem por cumprir com o plano, mesmo tendo que se desviar de câmeras de segurança e tudo o mais.
O zelador consegue roubar todo estoque de diamantes da empresa e isso gera uma série de incidentes, como a morte do diretor-geral e o suicídio do dono da seguradora da London Diamond Corporation.
Relacionado o filme com o conteúdo ministrado em sala de aula pode-se dissertar que para a elaboração de um plano estratégico é necessário haver planejamento e organização com a finalidade de alcançar os objetivos propostos, visto que estratégia pode ser definida como sendo um conjunto de ações gerenciais, orientadas para o posicionamento desejado de uma organização (no caso do filme, Laura e o zelador seriam a organização) em um cenário futuro identificado (16 anos foram necessários para a execução do plano), contendo as diretrizes estruturantes (no tempo em que a câmera filmasse o