Gestão Estratégica
É o método empregado em projetar as matérias-primas, a mão-de-obra direta e os custos indiretos de fabricação, de acordo com as unidades a serem vendidas e a política de estoques de produtos prontos definida pela empresa.
Orçamento de Produção é uma estimativa da quantidade de bens que devem ser fabricados durante o exercício.
Volume de Vendas + Variações de Estoque = Exigências de Produção
Exemplo:
Vendas Planejadas =14.200 unidades
Estoque final desejado =1.500 unidades
Total =15.700 unidades
Estoque Inicial = 2.000 unidades
Produção Planejada=13.700 unidades
Passos para a Elaboração do Orçamento de Produção
Estabelecer políticas relativas aos níveis de estoques
Determinação da quantidade total de cada produto a ser fabricado durante o período
Programar ou distribuir essa produção por períodos
Desta maneira, o orçamento de produção apresenta itens necessários para sua formulação, como definição do número de unidades produzidas e determinação da política de estoque. Sabendo o consumo prévio dos produtos vendidos e produzidos para não sofrer oscilações (maior pedido e menos produção e vice-versa) e tão quanto apresentar períodos de sazonalidade. Deve manter um mínimo estoque equilibrado, visando o planejamento financeiro e o capital de giro com mais liquides. Também é preciso determinar a capacidade de produção, adequação das instalações, determinação das escalas, disponibilidades de matérias-primas e mão-de-obra qualificada, orçamento da mão-de-obra direta, matérias-primas e despesas indiretas de fabricação, os custos projetados de produção e venda de produtos.
A utilidade da elaboração do orçamento de produção se prende à consideração prévia de todas dificuldades e necessidades com que a área se defrontara no período considerado. O prévio tratamento dos problemas permite decisões mais acuradas não só por se dispor demais tempo para decisão mas também porque algumas decisões implicam providencias que demoram para