Gestão Estratégica
Tipos de RH:
RH Estratégico, Tático e Operacional
O RH Operacional: é focado na execução cotidiana das práticas e processos relacionados com pessoas (recrutamento, seleção, etc.). Aplica medidas disciplinares, faz o controle burocrático e é agente de manutenção do status quo empresarial. Supridor de serviços para outros departamentos.
O RH Tático: foca na ação de consultor interno dos gerentes (que atuam como gestores de pessoas) e nas práticas e processos de RH são descentralizados. Prepara os gerentes para atuarem como líderes ou coaches. Seu cliente é o gerente e seu planejamento tático tem amplitude de médio prazo.
O RH Estratégico: age como consultor organizacional e responsável pelo planejamento estratégico de RH participando do P.E. (Planejamento Estratégico) organizacional. É agente de transformação e da inovação, sem deixar de lado o papel de consultor interno dos gerentes.
Adaptado de: Idalberto Chiavenato,2000
RH Operacional
É aquele típico RH Burocrático, com visão umbilical e foco apenas em seus próprios processos. O RH Operacional não é somente o Departamento de Pessoal que atua na elaboração da Folha de Pagamento, Cálculos Trabalhistas, Relações Industriais e Benefícios. Mesmo os RHs que possuem ações estruturadas de Treinamento, Seleção, Avaliação de Desempenho e Programas de Gestão podem vir a ter foco estritamente operacional, fechando-se para o restante da empresa e preocupando-se exclusivamente com suas atividades, sem importar-se com os impactos de suas ações nos resultados e nas maiores metas da organização.
Infelizmente, grande parte dos RHs ainda é assim. Esse é o típico departamento que vem correndo risco de extinção. Já não é de hoje que a administração da folha de pagamento vem sendo terceirizada e em alguns casos até extinta. Softwares, interligados aos relógios de ponto e controle de acesso, fazem os cálculos e avisam (on-line e em tempo real) a rede bancária responsável pelo pagamento dos