Gestão Estratégica de TI na obtenção de resultados sustentáveis
André Luis Kersten1
Ariel Radünz2
Marilei de Fátima Kovatli3
RESUMO A constante evolução tecnológica, torna obrigatório o uso de tecnologias em todas as corporações, contudo, é importante agregar os aspectos da sustentabilidade e responsabilidade no contexto estratégico sendo que, o uso dessas tecnologias podem influenciar em negatividades para as empresas. A sustentabilidade compreende na forma como a empresa trata de ações voltadas a redução ou solução do impacto ambiental, econômico e social gerado pela TI. A responsabilidade provém do crescimento da empresa de forma sustentável e que abre suas portas para acréscimo de ideais advindo dos meios que fazem parte da corporação. O uso da tecnologia como ferramenta de trabalho, traz para o mundo corporativo uma nova forma de abordagem gerencial, onde o dever ético, moral e sustentável, transpassa os limites técnicos e atinge diretamente os pontos estratégicos, possibilitando assim, novos meios de apoio ao crescimento empresarial, participando cada vez mais de decisões que afetam diretamente o negócio. Juntar a sustentabilidade à responsabilidade no contexto estratégico e tecnológico, torna uma corporação mais firme, segura e lucrativa.
Palavras-chave:
Gestão – Estratégia – Tecnologia – Informação – Sustentabilidade
INTRODUÇÃO
A Tecnologia da Informação em si tem um conceito mais abrangente do que simplesmente hardware e software, pois também envolve aspectos humanos, de organização e gestão, o que implica ter ética e conhecimento amplo para tomada de decisões, muitas vezes estratégicas, envolvendo responsabilidades que devem consistir nas metodologias adotadas, inclusive, de sustentabilidade.
Sendo assim há quem acredite que um projeto sustentável em TI, surge sempre que alguma decisão ou ação tem o potencial de melhorar o bem-estar de um indivíduo ou de um grupo, impactando positivamente nas nos contextos