Gestão Estratégica de Pessoas
Lucas Dockhorn
Marcos Tam
Pedro Syrdahl
Victor Martelli
Coordenação:
Prof. Dr. Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi
Prof. Dr. Fábio Lotti Oliva
Professor:
Marcos Martão
São Paulo – 10/2013
TRABALHO EXTRACLASSE
Disciplina: Gestão de Pessoas e Habilidades Gerenciais
Prof. Marcos Martão
“Gestão de Pessoas e Habilidades Gerenciais”
Pede-se:
1. Pesquise e descreva os principais problemas culturais entre os trabalhadores canadenses e brasileiros.
2. Descreva as principais competências que os executivos brasileiros devem possuir para diminuir a resistência dos estrangeiros chefiados por eles.
OBSERVAÇÕES
1 - Texto de 3 a 5 páginas, espaçamento 1,5, Times New Roman 12;
2 - O exame deve ser uma entrega: em Grupo 3 a 5 alunos;
3 - O exame deve ser entregue até dia 22/10/2013.
1.
Após pesquisarmos os problemas culturais entre trabalhadores brasileiros e canadenses, pudemos constatar que no histórico das operações de Fusão e Aquisição, houve muitas oportunidades de negócios que, com frequência tornaram-se fracassos. Identificou-se que um dos principais fatores relacionados ao insucesso dessas operações era o conflito oriundo do choque entre culturas distintas.
Embora conhecida a fonte do problema, constatou-se que poucos executivos preocuparam-se com em ela. Provavelmente, muitos executivos até desconheciam os impactos causados pela divergência cultural. Por esse motivo, não reagiram ao problema e não tomaram as providências necessárias para sana-la. A competitividade impõe às empresas uma corrida incessante à expansão de seus negócios. O que não foi previsto, porém, é que, além da diversificação dos negócios e a obtenção de economias de escala, haveria outros relacionados ao baixo preço pago pelas empresas adquiridas (geralmente em péssimas condições financeiras) e aos egos dos executivos.
Durante a etapa de due diligence, constatou-se que