Gestão estratégica de custos
Gestão Estratégica de Custos
Introdução
Ao avaliar uma empresa no processo de padrões circulares de interação, faz-se necessário compreender a sua nova identidade, e contemplar na sua avaliação, aspectos relativos à contabilidade gerencial, tomada de decisão, formação de preços, gestão estratégica de custos, entre outros.
É notório que há um grande número de discussões a respeito do tema como direcionadores de valor, avaliação de empresas, mensuração, pois o processo de busca, identificação e levantamento de questionamentos voltados para melhoria da capacidade de “medir” um empreendimento, dado as constantes mudanças no seu meio ambiente, é contínuo.
As empresas têm percebido a importância da sua estruturação, compondo-as com integrantes de diferentes áreas para reformulação e melhoramento dos sistemas de custeio assim como na estruturação de indicadores de desempenho mais acurados e relevantes. As informações a respeito destes custos em uma organização são de suma importância para o seu desempenho, tendo em vista que essas informações servem como referencial para avaliação externa e base para a tomada de decisão em diversos âmbitos internos.
Verificou-se neste último século de história grandes transformações nos meios produtivos, os quais vem sendo acrescidos de novos processos, procedimentos, resultando em aumento do número de pessoas envolvidas, máquinas e funções. Porém, a velocidade de desenvolvimento das estruturas produtivas foi mais rápida que as estruturas de informações necessárias para gerenciá-las.
Portanto, repensar a estrutura organizacional, a forma de gestão que deve ser adotada para que as organizações possam responder satisfatoriamente aos novos paradigmas, são atitudes necessárias para garantir o sucesso empresarial.
Desenvolvimento
A Contabilidade de Custos como sistema de informação, disponibiliza dados e informações necessários para que se efetue a