Gestão escolar
DISCIPLINA: Gestão de Processos Educativos - 2011/02
TEMA: Gestão Escolar e Formação Docente
AUTORES: Bruna Fabrício, Carla Borges, Kellyn Duarte, Sabrina Nunes.
RESUMO:
A pesquisa trata do papel do Gestor na formação continuada dos Docentes, mobilizando-os, incentivando-os a aperfeiçoar a sua atuação na escola. Tendo em vista que também, as leis vigentes asseguram o direito de o professor estar em constante atualização. Fundamentou-se em autores como: Souza (2010), Gatti apud Shlindwein (2006), Campos (2010) e outros, que contribuíram para compreender que o um dos papeis do gestor escolar é motivar e propiciar a sua equipe meios para continuarem a sua formação visando à melhoria da qualidade da educação.
A Gestão Escolar é a organização, a mobilização e articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos processos socioeducacionais dos estabelecimentos de ensino, orientados para garantir que os alunos aprendam sobre o seu mundo e sobre si. Ela não é uma atividade puramente técnica. Ela está ligada aos valores e a função social da educação. Mas para que isso ocorra o professor, sendo o principal responsável, deve buscar uma formação continuada ampliando os limites da sua formação.
Tudo isso reforça a ideia de que, para que mudanças em concepções e práticas educacionais de professores ocorram, é necessário que os programas que visam a inovações tenham um entrelaçamento concreto com a ambiência psicossocial em que esses profissionais trabalham e vivem. (GATTI; apud SHLINDWEIN, 2006, p.31)
O docente é a parte mais importante e fundamental para se realizar o processo de ensino e de aprendizagem. Portanto, além de sua formação técnica e profissional, é necessário que a postura do professor em relação ao seu entorno (ambiente escolar, desde o meio físico até o tratamento com os alunos e com o