Gestão escolar
A vida de Maria de Nazaré não foi marcada pelos grandes acontecimentos, mas pelo cotidiano vivido de modo extraordinário..
AS VIRTUDES DA SAGRADA FAMÍLIA
Jesus, Maria e José viveram em uma pequena casa em Nazaré, tão pobre de coisas, mas rica em oração, caridade, união, simplicidade e alegria.
Essas virtudes sustentaram o lar da Sagrada família,transformando-o em um Santuário de Amor
Familiar.
Enfrentaram situações do cotidiano de qualquer família, sua condição divina não os tirou da vida, mas os colocou no meio da humanidade onde experimentaram as alegrias e as dores de todos aqueles que estão no mundo.
Virtude da oração
Ao despertar da Sagrada família segue-se a primeira oração do dia, como manda a religião judaica. O costume de pronunciar uma bênção por qualquer atividade diária perpassa o cotidiano de todo o hebreu piedoso (Bendito seja Deus, por isso ou por aquilo...). Assim,a Sagrada família tão logo abre os olhos, louva a Deus.
Havia preces e bênçãos para todos os momentos importantes da vida. Até hoje, se conservam aquelas orações
Criava-se, assim, um ambiente familiar e comunitário impregnado pela leitura orante da
Palavra de Deus, dentro do qual as pessoas aprendiam de memória os salmos e as orações, como hoje se aprendem de memória os cânticos.
Os salmos eram rezados não só com os lábios, mas com o corpo todo. A expressão corporal fazia parte da reza dos salmos Por exemplo: procissão (Sl 68,24-25; 95,2), prostração (Sl 5,8; 95,6), inclinação e genuflexão (Sl 95,6), estender as mãos (Sl 63,5; 141,2),
“orientação” na direção do Templo que ficava no Oriente (Sl 138,2), dança (Sl 149,3; 150,4), canto (Sl 147,1), grito (Sl 3,5; 142,2.6), colocar a cabeça entre os joelhos (1Rs 18,42), etc. A expressão corporal contribuía para criar e reforçar o ambiente de oração.
A oração diária era cultivada em Casa na família. Ela consistia em rezar três vezes por