gestão escolar
Este trabalho tem como objetivo, apontar as principais características da administração escolar, a importância da comunidade no meio escolar, e como uma administração democrática pode colaborar para um melhor desempenho na execução das tarefas de cada membro da equipe escolar, mostrar que a escola deve ter uma concepção sócio critica onde todos participam, uma gestão democrática participativa. A figura do diretor é necessária para delegar as funções, não como um ditador de regras, mas sim como um mediador entre equipe escolar e comunidade escolar.As escolas existem para promover o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos por meio da aprendizagem de saberes e modos de ação, para que se transformem em cidadãos participativos na sociedade em que vivem. Seu objetivo , portanto, é o ensino e a aprendizagem, que se cumpre pelas atividades pedagógicas, curriculares e docentes, estas, por sua vez, viabilizadas pelas formas de organização escolar e de gestão. Constituem-se, assim, dois campos de investigação, de práticas e de exercício profissional, articulados entre si pela correlação, numa instituição, entre fins e meios.
Visita a Escola
Ao chegarmos na Instituição Escolar municipal... a diretora, nos apresentou a escola e suas repartições. A escola é composta três sala de aula, dois banheiros, um refeitório, uma diretoria, uma sala de informática, uma cozinha. Onde são também desenvolvidos alguns projetos entre eles o Mais Educação, dança, artesanato que proporciona aos alunos formas diferentes de aprendizagem.
É logo depois realizamos as perguntas da pesquisa de campo.
Conclusão
Observamos que as respostas da professora e diretora foram contraditórias em que a diretora afirma que o Projeto Político Pedagógico da escola já projetado e elaborado com a presença e participação de todos visando assim um regime democrático.
Em conta partida a professora tem uma visão diferenciada,onde relata que a direção e