Gestão Escolar
FACULDADE DE ITAPIRANGA – FAI
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: GESTÃO EDUCACIONAL: ORIENTAÇÃO, ADM E SUP. ESCOLAR
ACADÊMICAS: Fernanda Regina Gabriel e Lidiane Sperluk
GESTÃO ESCOLAR
Itapiranga, SC
Junho, 2014
DESENVOLVIMENTO
Gestão é saber que permite lidar com o cientifico e com o racional. Para LUCK (2000, p. 1). “[...] o conceito de gestão está associado ao fortalecimento da democratização do processo pedagógico, à participação de todos nas tomadas de decisões e na sua efetivação [...]. Do nosso ponto de vista a gestão está ligada ao fortalecimento da democratização da escola, em seu aspecto pedagógico, obtendo a participação de todos nas decisões das ações a serem realizadas. A gestão constitui-se no aspecto da administração, junto com a política, planejamento e a avaliação da instituição.
Costuma-se classificar a Gestão Escolar em três áreas, A gestão pedagógica, gestão dos recursos humanos e a gestão administrativa, estas caminham juntas e integradas com o objetivo de garantir o processo educativo das unidades escolares. Sendo o gestor escolar o responsável por todas as áreas.
Falando especificamente de Gestão Escolar Democrática esta não deixa de ser uma forma de administração, porém, está aliada a ideia de autonomia e de gestão colegiada, esta deve estar inserida no processo de relação da instituição educacional com a sociedade, de tal forma a possibilitar aos seus agentes a utilização de mecanismos de construção e de conquista da qualidade social na educação. A gestão democrática é entendida como a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, pais, professores, estudantes e funcionários na organização, na construção e na avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola, enfim, nos processos decisórios da escola. BORDENAVE (1994, p. 8) afirma que “ Democracia é um estado de participação.”
Apesar da superficialidade com que a Lei