gestão escolar
A educação está direcionada por políticas públicas onde a vontade polÍtica das autoridades não é suficiente. Só o compromisso entre família e comunidade na escola cotidianamente pode assegurar a melhoria do ensino e a diminuição no índice de evasão escolar.
A escola deve ser um ambiente onde prevaleça a construção da cidadania, da democracia, da cultura política, do diálogo, do respeito, da mediação de conflitos e construção da paz e solidariedade. Esse compromisso se vê claramente quando a comunidade escolar elege seu diretor . Mas o marco decisivo foi a participação da comunidade na gestão da escola, colegiado. Esse conselho escolar deverá ser composto por representantes da comunidade escolar e local que terá funções deliberativas e consultivas nos aspectos pedagógicos, financeiros e administrativos nas escolas , tornando realidade a sonhada gestão democrática e participativa, por isso cinquenta por cento de seus integrantes deverá ser pais e alunos e cinquenta por cento por servidores da escola.
O diretor é membro nato e presidente do colegiado e o maior colegiado será composto por 13 pessoas: diretor, 6 representantes de pais e alunos e 6 representantes de servidores.
Para que o colegiado se reúna é necessário que estejam presentes dois terços de seus membros, onde todas as discussões e votações deverá ser registradas em ata, que deverá ser lida, aprovada e assinada pelos membros do colegiado.
Além da assembleia de eleição, o presidente do colegiado, o diretor, deverá realizar mais duas assembleias gerais de toda comunidade escolar, para que juntamente com o colegiado apresentar as atividades desenvolvidas e as propostas de trabalho. As assembleias podem e devem ser convocadas sempre que a direção da escola e o colegiado achar necessário.
A busca de consenso é essencial para que as decisões do colegiado sejam respeitadas por toda comunidade escolar.
O conselho de classe também é