GESTÃO ESCOLAR
Teologia Sistemática
Professora: Carla Patrícia Moreira
PRODUÇÃO DE TEXTO
Pedrinha Maria de Jesus
Água Branca, Fevereiro / 2012
GESTÃO ESCOLAR
Ainda um Grande Desafio
As últimas grandes transformações de natureza econômica, social e cultural que se operaram na sociedade, através das tecnologias da comunicação (entre outros fatores), obrigaram os diversos segmentos sociais, inclusive a escola, a reverem o seu papel, sob pena de sucumbirem, face as exigências dos novos tempos.
Na verdade, as dificuldades se sucedem: os gestores se vêem às volta com uma guerra de competitividade que precisa ser vencida através de ações eficientes. É um gestor que precisa estar atento não à captações de novos alunos, mas principalmente ao eficiente relacionamento com os já conquistados, encantando-os incansavelmente.
Na verdade, qualquer gestor que se pretenda sério e competente (a despeito das existências da lei) começa por investir na construção da proposta pedagógica da escola, sua verdadeira identidade.
Centro Ecumênico de Estudos Religiosos Superiores do Estado do Maranhão – CEERCEMA
Gestão Escolar
Professora: Socorro
QUESTÕES PROPOSTAS
Pedrinha Maria de Jesus
Água Branca, Fevereiro / 2012
4.1 Relação orgânica com a direção e participação no principio do exercício responsável de forma participativa da responsabilidade individual de cada membro da equipe escolar sob supervisão do diretor, a formulação do plano e do projeto pedagógico decisão por meio das discussões mais ampliada do orientador. Procedimento do processo que o diretor coordena, mobiliza, motiva, lidera, eleger ao membro da equipe escolar.
4.2 Significa a participação dos pais pelas entidades e organizações paralelas da escola, a presença dos pais tem implicação e participação do