gestão empresarial
Curso de Construção de Edifícios
Disciplina: Gestão Empresarial
Prof. Ms. João Henrique Viana
Nome: Raylson Barbosa Vieira
Teorias administrativas e organização do trabalho: de Taylor aos dias atuais, influências no setor saúde e na Enfermagem.
Após a revolução industrial viu-se uma grande necessidade de organizar o trabalho de uma forma que o mesmo fosse mais eficiente e realizado em menos tempo , a partir daí apareceram vários trabalhos com o objetivo de racionalizar o trabalho . A Teoria da Administração Científica iniciada por Frederick W. Taylor fundamenta-se na aplicação de métodos da ciência positiva, racional e metódica aos problemas administrativos, a fim de alcançar a máxima produtividade. Essa teoria provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial.Para aumentar a produtividade das organizações Taylor propôs métodos e sistemas de racionalização do trabalho e uma fragmentação e hierarquização do trabalho .investiu principalmente nos estudos de tempos e movimentos onde visava reduzir movimentos desnecessários e estabelecer um tempo padrão para o serviço ser realizado para evitar ao máximo a fadiga humana e a vadiagem no trabalho.
Henry Ford em 1913 aplica a tecnologia da linha no processo da montagem de automóveis . Utilizando os princípios desenvolvidos pelo taylorismo , porém se tratava de uma estratégia bem mais abrangente de organização de produção que incluía extensa mecanização como uso de máquinas-ferramentas especializadas, linha de montagem e de esteira rolante e crescente divisão do trabalho. A teoria clássica de Fayol complementou o trabalho de Taylor substituindo suas abordagens analíticas e concretas por abordagens sintéticas e universais. A preocupação maior de Fayol é para com a direção da empresa dando ênfase às funções e operações no interior da mesma .Estabeleceu o principio da boa administração com a clássica visão de :