Gestão Empresarial
Instruções para o trabalho para Segunda Prova:
- modelar o processo de contratação de “Profissionais Valem Ouro”
- é obrigatório o uso do software gratuito Bizagi, que pode ser baixado da internet –www.bizagi.com – escolha português;
- quando você se registrar no Bizagi – gratuito – você tem acesso a um conjunto de vídeos, em português, que ajudam a aprender - tanto o uso do software quanto a modelagem de processos – recomendo;
- aproveite também o tutorial do Prof. Rildo, que envio, para aprender mais sobre modelagem e sobre o Bizagi;
Na próxima aula, mais informações.
Vai agora uma ajuda inicial.
Modelar é uma arte de fazer escolhas. Mas é claro, usando algum método, que é desenvolvido com a experiência. Mas lembrem-se: - o que importa é olhar o desenho e entender cada passo do processo; o como é e é a arte.
Eu faço assim:
1. Entendo o processo e defino todos os atores, dessa forma definindo quantos lanes existirão e quais os nomes que darei a cada um.
2. Verifico as interfaces entre os lanes, para posicioná-los no pool de forma a não haver, se possível, interfaces entre lanes que não estão contíguos. Posso ou não nesse momento já inserir os lanes no modelo, ou fazer um rascunho em papel, para não perder tempo.
3. A partir de então, faço a relação das tarefas, dos gateways e das paradas. Como: - como já entendi o processo, verifico quais as tarefas que existem em cada ator (lane) e se existem tarefas mais complexas que devo tratar como sub processos – não vejo nenhum no nosso exemplo. Depois, quais condições que são necessárias para a execução de cada tarefa, para poder definir os gateways – verifico se existem tarefas que podem ser executadas paralelamente (mais gateways) e quais as que dependem das anteriores, de maneira a estabelecer uma ordenação das tarefas. Por fim, as condições de parada, intermediárias e finais (eventos).
4. Só então vou para o modelo, desenhar o que já estabeleci - fica mais fácil, a meu ver. Nesse