gestão empresarial
1 INTRODUÇÃO 3
2 conceitos de orçamento 4
3 A QUESTÃO TRIBUTÁRIA PARA O ORÇAMENTO 6
4 balanço patrimonial 7
5 demontração resultado exercício 8
6 demonstração fluxo de caixa 9
7 a comparação do realizado com orçado. 10
8 conclução 11 REFERÊNCIAS 12 APÊNDICES 13
1 INTRODUÇÃO
A boa saúde de uma instituição está ligada diretamente ao seu planejamento. Uma gestão ligada e comprometida com o resultado deve dar um passo de cada de vez, e cada um deles deve ser cuidadosamente calculado e como se faz isso de forma a não se tornar repetitivo e sem um objetivo definido? Através do Orçamento Comercial, que visa não somente a venda, mas o que compõe o produto ou serviço a ser comercializado.
2 conceitos de orçamento
O orçamento é um instrumento de planejamento e controle que se torna de grande relevância para as empresas, pois estabelece com antecedência as ações a serem executadas e os recursos que serão necessários, para a entidade produzir e comercializar para alcançar a receita proposta e a partir daí tem que analisar quais recursos vai disponibilizar para que consiga alcançar o objetivo. Isso significa que ela precisa saber qual custo terá com mão de obra, matéria prima e se vai precisar investir no imobilizado.
“O orçamento é o plano financeiro para programar a estratégia da empresa para determinado exercício. É mais do que uma simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançada.” Frezatti (2007)
2.1 orçamento geral É considerado um dos pilares da gestão e uma das ferramentas fundamentais para que a prestação de contas dos gestores seja objetiva. Isso ocorre pelo fato que os gestores têm o compromisso especificado e