Gestão em saúde
Coordenadoria Institucional de Educação a Distância/UAB
Curso de Especialização em Gestão em Saúde – Modalidade a Distância
NEELLITON FERREIRA DOS SANTOS
DISCIPLINA: O ESTADO E OS PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS
Tarefa 1ª semana: Fazer um comentário sobre como as políticas de proteção social (combate a pobreza, a desigualdade e a exclusão social e outras) foram vistas desde o liberalismo até o Estado de Bem-Estar Social.
Maceió
2012
A proteção social surge com um mecanismo de orientação das políticas públicas, para enfrentar a exclusão social, que consiste no não pertencimento a determinado grupo ou condição, a desigualdade, que significa dizer diferenças de renda e de acesso a serviços existentes entre grupos de uma dada sociedade e a pobreza, que é definida como insuficiência de renda. Essa proteção abrange tanto o seguro social como a assistência social.
É notado que as Políticas de Proteção Social surgem no período do século XVI e XIX, com a criação das “Leis dos Pobres”, sob o reinado de Elizabeth I, que promoviam medidas de contenção da miséria através de distribuição de alimentos e de “abonos” bem como do acolhimento dos pobres em asilos e casas de trabalho. Subsistindo como Estado Moderno, o que logo depois vem fomentar as atua Políticas Públicas existentes. A partir do século XX, se dissolve a Leis dos pobres, dando início a uma nova faze das politicas, com surgimento do às ideias liberais, onde Adam Smith e David Ricardo introduzem a tese de que o bem-estar coletivo, numa comunidade, se daria a partir da busca, por cada indivíduo, do seu máximo interesse individual, num mercado livre e competitivo. No liberalismo as Politicas de Proteção Social surge a partir das lutas das classes operárias, buscaram com isso garantir seus direitos negados, com próprio fortalecimento do capitalismo industrial e organização do mercado de trabalho. Porém nesse