Gestão em saúde
1. Aponte três aspectos fundamentais da matriz liberal?
* O contrato social funda a sociedade civil foi precedido a um estado de guerra (exceto para Locke) e um estado de natureza, no qual as relações humanas eram regidas pelo Direito Natural;
* A ideia de que a vida em sociedade não é o ambiente natural do homem, maus um artificio fundado em um contrato;
* O Direito Natural constituía a única base legitima do Direito Civil; e que somente por meio da razão seria possível conhecer os direitos naturais para, com base neles, estabelecer os fundamentos de uma ordem politica legitima.
2. É possível pensar convergências da matriz liberal para a atual sociedade?
De acordo com o pensamento liberal, todos os indivíduos são iguais por natureza e igualmente portadores de direitos naturais aos quais eles não podem, em hipótese alguma, abdicar: os direitos à liberdade e à propriedade.
De acordo com o liberalismo todo individuo é portador de direitos irrevogáveis que devem ser respeitados por qualquer governo de um só, de poucos ou de muitos.
Para o liberalismo o poder do Estado deve sempre ser limitado pelos direitos naturais, então existiria incompatibilidade fundamental entre os princípios e a prática democrática onde a mesma jamais seria a melhor forma de governar.
Esses pensamentos se comparados com a sociedade atual traz convergências onde o direito de ir e vir depende de cada um, ou seja, a Democracia é o governar do povo, soberania popular, e o capitalismo baseado na propriedade privada dos meios de produção empregando trabalho assalariado e o funcionamento do sistema de preços, Lei da oferta e da procura.
Vivemos em uma sociedade em que regras são ditadas para que sejam cumpridas, muitas das vezes temos que abdicar de nossa liberdade de escolha para fazer o que é estipulado pela sociedade, mas se também pudéssemos só fazer o que nos convém dificilmente viveríamos em uma sociedade mais