Gestão em meio Ambiente - Uberlandia
Um dos temas mais discutidos atualmente pela sociedade é a questão ambiental. A partir da chegada da revolução industrial e tecnológica, o mundo sofreu e sofre transformações bastante expressivas no que diz respeito à ocupação dos espaços rural e urbano.
O processo de urbanização desordenado transforma-se em pouco tempo, num grande problema socioambiental que demanda de políticas, como, programas, projetos e legislações específicas que promovam a melhoria da qualidade de vida da população que habita essas cidades.
Esta forte urbanização trouxe grandes benefícios sociais e econômicos às populações, mas também grandes problemas, entre os quais se destacam os de caráter ambiental.
Desta forma realizaremos um histórico da evolução das políticas ambientais implementadas pelo município de Uberlândia, enfatizando os últimos anos e a atualidade, bem como o Planejamento ambiental no município, para melhor compreender o contexto atual da estrutura técnica, administrativa e legal existente, bem como suas ações práticas.
Metodologia
Esta pesquisa foi desenvolvida baseada em levantamento bibliográfico, artigos e sites relacionados ao tema Planejamento Ambientais e visita à Prefeitura Municipal de Uberlândia.
Planejamento Ambiental
É um conceito utilizado de diversas áreas para se referir a processos e mecanismos de sistematização de ações que visam atingir metas e objetivos de caráter ambiental. É um processo contínuo, com algumas ações necessárias como a organização e análise das informações, para se chegar a decisões e escolhas para melhores alternativas de aproveitamento dos recursos disponíveis em função de suas potencialidades. Com a finalidade de atingir metas específicas no futuro, tanto em relação a recursos naturais quanto à sociedade. Dessa forma, o planejamento deve envolver ações com vistas a recuperar, preservar, controlar e conservar o meio ambiente natural de determinada região. Incluindo-se parque, unidades de conservação,