Gestão em Farmácia
INTRODUÇÃO
“O segredo não é prever o futuro, mas criar condições para prosperar num futuro que não pode ser previsto.” MICHAEL HAMMER
O varejo farmacêutico tem passado por profundas transformações. Gestores que possuem anos de experiência na condução de suas farmácias e drogarias já necessitam de novas ferramentas para a atuação. O mercado tem se reinventado e algumas ferramentas que nos trouxeram aqui necessitam ser reinventadas. O motivo? As grandes mudanças estruturais e de conceito na condução do negócio:
Forte legislação sobre medicamentos
Fiscalização tributária intensificada
Dificuldade por mão de obra qualificada
Laboratórios diminuindo descontos
Concorrência cada vez mais acirrada
Farmácias pressionadas a reduzir custos
Crescimento das redes de grande porte
No entanto, o mercado varejista farmacêutico cresce e muito tem aproveitado as excelentes oportunidades: A classe consumidora de medicamentos aumenta, a expectativa de vida está cada vez maior e os clientes da classe C e D com mais acesso para as compras.
A reação a essas mudanças é o que determina o sucesso do negócio. Oportunidades não faltam. Neste fascículo encontra-se um resumo do que é necessário para que sua farmácia seja competitiva e tenha as adequações que o mercado exige.
GESTÃO PROFISSIONALIZADA E MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO
Quando citamos Gestão, estamos nos referindo, especificamente, à forma de conduzir a empresa, suas ferramentas e as competências exigidas, ao ato de gerir o negócio, envolvendo o planejamento, organização, execução e consequentemente a avaliação do processo.
Para aproveitar as oportunidades deste mercado é necessário ter uma gestão profissionalizada. Para o que antes era feito apenas na improvisação e na experiência agora se faz necessário o comando através de relatórios/controles e indicadores.
Alguns fatores que mencionaremos abaixo podem ajudar, mas insisto que para aproveitar as oportunidades de crescimento o comportamento