Gestão em conhecimento
Estamos vivendo uma era de muitas mudanças, paradoxo e dilemas que as empresas que enfrentam e tiram proveito disso, inevitavelmente estão muito bem sucedidas no mercado.
¨O teste de uma inteligência diferenciada é a capacidade de manter duas idéias opostas em mente ao mesmo tempo, e ainda manter a capacidade de funcionar. ¨ F. Scott Fitzgerald
Entendemos que para conseguirmos aprimorar temos que aprender a trabalhar com os opostos, muitas vezes temos que destruir para construir, citado por Joseph Shumpeter. É importante ressaltar que essa não é uma postura fácil de se ter, por isso muitas empresas estão com grandes dificuldades de desenvolvimento, pois não conseguem abandonar antigas rotinas que lhes trouxeram sucesso anteriormente e presas em seus paradoxos não acompanham a nova era do conhecimento, não renovando e perdendo liderança no mercado.
Como no caso de Frederick Taylor, que eliminou o paradoxo na Sociedade Industrial em sua época, destruindo a rotina existente e trazendo para a empresa procedimentos ¨científicos¨ para organizar e realizar o trabalho em menos tempo, criando a linha de produção.
O conhecimento tem mudado os modelos de produção, trazendo flexibilidade no modelo de produção, sendo assim, exigindo um perfil de profissional polivalente e empreendedor, alem de respostas em tempo real, o caráter estratégico e o conhecimento são de extrema importância para o sucesso de qualquer empresa.
Sendo assim, o conhecimento é o ativo mais valioso no séculoXXI.(Drucker)
Stewarte (1998) consegue colocar a evolução do trabalhador do conhecimento em ordem cronologia, onde até 1960 mais da metade dos trabalhadores eram agricultores e operários, em 2000 mais de 90% eram gerentes, pessoal administrativos, profissionais liberais e técnicos.
O conhecimento precisa ser o tempo todo atualizado, para não perdermos a posição conquistada. Cruz faz a seguinte analogia, ao substituir o termo gestão por gerência, os