GESTÃO EFICIENTE DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM PEQUENOS NEGÓCIOS HOTELEIROS: PROJETO PARA MELHOR DESEMPENHO DO HOTEL TIJUCO – DIAMANTINA (MG)
6913 palavras
28 páginas
1. INTRODUÇÃOSabe-se que a atividade turística consiste em atrair e transportar pessoas para lugares que não o seu habitat, prestando serviços que atendam às suas necessidades e desejos. Desta forma, o que se vende não é um bem de consumo tangível, mas sim algo abstrato, expectativas, sonhos. É preciso, pois, explorar o imaginário das pessoas, agregando valor aos diversos produtos turísticos para que haja motivação de consumo e fidelização do cliente.
Levando-se em consideração que os avanços tecnológicos (facilidade de locomoção e comunicação, maior conforto, acessibilidade a outras culturas, desejo de plena realização, etc.) tornaram os consumidores mais informados, conscientes de seus direitos e da grande concorrência do mercado, é indiscutível hoje o aumento da exigência quanto à qualidade dos serviços e produtos turísticos ofertados.
Segundo Vieira Filho (2002) a atividade turística é bastante complexa, pois envolve uma grande variedade e riqueza de situações concretas; são diversas as motivações e atitudes do turista em determinado destino. Não se deve perder a riqueza destas particularidades, sendo uma ilusão utilizar conceituações generalizadas sobre o comportamento dos turistas. Contudo, é preciso mencionar que algumas concepções da literatura antropológica sobre o turismo (como por exemplo, a idéia de que: o “olhar do turista” varia de acordo com diferentes grupos sociais no tempo e espaço, podendo ser construídos em relação ao seu oposto - as formas não turísticas) têm valor primariamente pragmático e contribuem para uma melhor compreensão e gestão da atividade, especialmente quando se fala sobre hotéis, visto em muitos sentidos como uma forma de oferecer aos turistas o conforto que eles teriam em casa e protegendo-os contra um ambiente estranho.
A hotelaria se destaca como um dos ramos do turismo de maior importância, pois irá oferecer não só alojamento à clientela indiscriminada, mas principalmente uma boa receptividade para que o turista