Gestão Educacional
O conceito está associado ao fortalecimento da democratização do processo pedagógico, á participação responsável de todos nas decisões com resultados educacionais cada vez mais significativos.
Gestão é uma expressão que ganhou destaque no contexto educacional acompanhando uma mudança de paradigmas no caminho das questões desta área, ou seja, é caracterizada pelo reconhecimento da importância da participação consciente e esclarecida das pessoas nas decisões sobre a orientação e planejamento do seu trabalho.
A tomada de consciência política reveste de importância fundamental para a participação e criação de um sistema gemônico, constituído assim uma consciência crítica que não se dar espontaneamente, mais ocorre em uma ação organizada, assim a gestão como um novo modo de ser do novo intelectual que deve consistir ativamente na vida prática.
Gestão democrática, gestão compartilhada e gestão participativa são termos que, embora não se restrinjam ao campo educacional, fazem parte da luta de educadores e movimentos sociais organizados em defesa de um projeto de educação pública de qualidade social e democrática.
Apesar de as lutas em prol da democratização da educação pública e de qualidade fazerem parte das reinvindicações de diversos segmentos da sociedade há algumas décadas, essas se democrática.
Apesar de as lutas em prol da democratização da educação pública e de qualidade fazerem parte das reinvindicações de diversos segmentos da sociedade há algumas décadas, essas se intensificaram a partir da década de 1980, resultando na aprovação do princípio de gestão democrática na educação, na Constituição Federal art. 206.
A constituição Federal/88 estabeleceu princípios para a educação brasileira, dentre eles: obrigatoriedade, gratuidade, liberdade, igualdade e gestão democrática, sendo esses regulamentados através de leis complementares.
Enquanto lei complementar da educação, a Lei de Diretrizes e