Gestão educacional
Segundo Vygotsky, o que mais influencia na formação do indivíduo são as interações sociais que fornecem instrumentos e símbolos carregados de cultura, fornecendo assim elementos para sua vida educativa, fundamentais para sua aprendizagem.
Os conhecimentos adquiridos na escola devem ser de interação social, onde o professor será um mediador no conteúdo, propondo e desafiando os alunos na resolução dos problemas encontrados na prática educativa.
Na vida escolar o professor deve fornecer informações e promover situações que incentivem a curiosidade dos educandos, para que os mesmos possam estar dirigindo suas funções psicológicas que estão amadurecidas, mas precisam de um apoio do educador para torná-las possíveis.
CAPITULO 2 – QUESTÃO 4
Planejar é pensar sobre aquilo que existe, sobre o que se quer alcançar, com que meios se pretende agir (Oliveira, 2007. p 21).
O papel da escola em construção de um País é fundamental, que se concretiza pela ação educativa. Desse modo, o trabalho do educador é tão complexo e importante que não pode ser improvisado. Cada professor conhece seus alunos e tem que saber o que vai ensinar e para que e como fará isso ao longo do processo educativo.
O professor deve se preparar para os possíveis caminhos que a atividade vai tomar, não é necessária prever cada minuto, os planos vão se construindo a cada etapa, dependendo do que foi percebido na etapa anterior.
Devemos ter a consciência que os alunos são modificados pelo aprendizado e planejar é prever e organizar ações com determinadas finalidades para atingirmos o esperado.
CAPÍTULO 3 – QUESTÃO 2
A facilitação da aprendizagem torna-se significante provocando assim uma modificação no comportamento do indivíduo. E o aluno percebe que o conteúdo é relevante para atingir certo objetivo, ele aprende mais depressa envolvendo assim tanto o cognitivo como o afetivo, tornando o educando independente, criativo e auto-confiante.