Gestão dos Serviços Farmacêuticos
Pode se dizer que todo o processo de uso de recursos para uma finalidade específica requer planejamento e gestão e sua importância: como a gestão permeia o trabalho dos profissionais de saúde em suas distintas funções, qual a importância da gestão participativa, quais são as características gerais de um sistema de gestão, e quais são as funções centrais da gestão.
São descritos em primeiro lugar a organização e gestão como elementos fundamentais dos serviços farmacêuticos, utilizando a gestão por processos. Por gestão se entende como a habilidade ou a capacidade de utilizar os recursos da melhor maneira possível para o alcance de resultados. Um enfoque baseado em processos permite que um resultado desejado seja alcançado de forma eficiente quando as atividade e recursos relacionados são gerenciados como um processo.
Há que se considerar que um processo não é algo isolado, existe uma série de elementos de outros processos que são estratégicos e de outros que soa de apoio, para que as ações planejadas para o processo que poderíamos denominar como chave, obtenham seus resultados. Como exemplo, se pensarmos que a dispensação de medicamentos é um processo chave, pode-se pensar que a seleção prévia de medicamentos é um processo estratégico para que se possa realizá-lo, e que a logística é essencial como processo de apoio neste mesmo processo chave. Então, os processos estão inter-relacionados, pode se pensar em planejar os serviços farmacêuticos, não como