Gestão do contexto escolar
Entre os anos de 1600 e 1700 começa-se o modelo de organização econômica que era feito através de insumos e matéria-prima. O homem depende da Natureza para sua sobrevivência tanto pessoal como em comunidade através da troca. O modelo de troca é então substituído pela manufatura.
O homem percebendo que os seus recursos (Insumos e matérias-prima) são finitos começa a migrar para as cidades mesmo sem conhecimento e capacidade para desempenhar atividades de trabalho nas empresas que ali já estavam instaladas.
A produção em massa começa a gerar a economia, o emprego e o salário, surgindo assim a moeda e a criação da Economia. A História da Administração de Empresas inicia-se com os movimentos de surgimentos das indústrias por volta do ano de 1776. Essas industrias tem o intuito de começar a gerar o lucro.
A Administração surge com o intuito de conter o crescimento desgovernado das Empresas e para poder ter diferenciais na concorrência. A necessidade do Conhecimento é fundamental deste momento até os dias atuais. A idéias de organização , planejamento , controle e direção vão começar a surgir neste momento influenciando dentro das escolas.
As duas escolas que se destacam neste período foram:
1. Administração Científica Tem como influencia a fragmentação das atividades repetitivas com o intuito de aumentar a produção. Quanto menor o espaço de tempo da produção mais produto fabricado.
2. Teoria Clássica (FAYOL) Organização do processo de produção da Adm. Científica que vai sistematizar os processos de produção. Organização da fragmentação. Uma complementa a outra.
3. Abordagem Comportamental Após alguns anos os pesquisadores perceberam que a Adm. Científica e a Teoria Clássica são boas em termos de produção, porém trazem uma distorção. A abordagem comportamental começa a olhar não para a sistematização do trabalho e sim para o Ser Humano. O trabalhador precisa se sentir protegido, ser motivado, incentivado para produzir,