Gestão do conhecimento
INTRODUCAO
A Gestão do Conhecimento e o processo responsável pela criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. Tendo em vista as mudanças ocorridas, como a globalização da economia e o avanço tecnológico, o conhecimento tornou-se o recurso estratégico mais valioso para as pessoas e as empresas, que a médio e longo prazo colherá frutos.
A Tecnologia da Informação aliada à Gestão do Conhecimento, torna-se um meio e não um fim, para o sucesso de uma estratégia, toda informação deve ser transformada em conhecimento e divulgada em toda organização. O conhecimento transforma-se em fonte de motivação, onde recompensar e reter as pessoas que têm conhecimento é o foco das empresas bem sucedidas. Uma das principais vantagens é o melhor aproveitamento do conhecimento já existente na empresa, seu próprio valor torna-se maior a cada momento, em cada ação bem sucedida de pessoas comprometidas.
Com o mercado dinâmico e cada vez mais competitivo, o conhecimento se torna diferencial quando aliado a uma gestão. A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas. Com a Gestão do Conhecimento, toda conhecimento existente, seja na cabeça das pessoas, como em cada processo e departamento, alem de pertencer à organização, passa também a ser projeto de todos os colaboradores; a importância do treinamento, a educação; todos participantes ativos ou receptivos serão beneficiados pela estratégia; a premiação, como forma de reconhecimento; e a comunicação clara, atingindo todos os níveis afetados.
Trata-se de uma mudança de comportamento para se agregar valores, o segredo está nas pessoas, nada mais é que criação de valor.
DESENVOLVIMENTO
Entende-se muito sobre a importância da gestão do conhecimento enquanto processo que busca