GESTÃO DO CONHECIMENTO
A Gestão do Conhecimento nos dias de hoje é cada vez mais abordado no mundo das organizações, utilizando ela a empresa consegue diminuir os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores e consiste em um processo que visa a criação, gestão, armazenamento, proteção, valorização do conhecimento na organização. A atividade que a Gestão de Conhecimento mais trabalha é de incentivar as pessoas a compartilhar o que sabem com o objetivo de melhorar os processos da empresa, tanto na qualidade dos produtos como na qualidade dos serviços oferecidos.
As empresas podem enfrentar muitas dificuldades na implantação desta gestão. Altos custos dificultam principalmente problemas na cultura organizacional da empresa onde causam muitas divergências e problemas entre os colaboradores, pois as pessoas tendem a se acomodar com um estilo de trabalho e tirá-las disso requer planejamento e tempo. Isso é o que precisa ser compreendido dentro das organizações pelos indivíduos, a implantação da Gestão do conhecimento é algo feito para o longo prazo buscando sempre melhorias para o futuro.
Pesquisando vemos que no Brasil a gestão do conhecimento é utilizada principalmente pelas empresas de grande porte e pelas multinacionais que agregam devido a suas matrizes localizadas em outros países já utilizarem. As estratégias para preservar, disseminar e compartilhar o conhecimento nas organizações está em uma tendência de crescimento exponencial, dada a velocidade da informação, no momento em que hoje vivemos. Gerir todo o conhecimento produzido por colaboradores em suas empresas, atualmente é visto como um importante desafio estratégico para os gestores. As instituições nacionais têm demonstrado cada vez mais um grau de interesse no sentido de perceber a